Marche - belíssima região, que assim como Abruzzo, possue poucas planícies, mas muitas colinas, formando os grandes vales até chegar no Apenino Central. Uma das grandes riquezas desta região é o mar, todas as cidades litorâneas, mesmo as pequenas, têm uma frota pesqueira muito bem organizada.

San Benedetto del Tronto tem o maior porto pesqueiro da Europa, abatecendo diariamente os maiores mercados da Itália. Com sua grande produção de mariscos é considerado o grande centro gastronômico de frutos do mar. Mais a dentro, encontramos pequenas cidades medievais, todas cituadas em cima de colinas, seus castelos e borgos misturam-se graciosamente com as modernas arquiteturas. Também se orgulham de possuir várias especialidades mundialmente conhecidas como, por exemplo, Vincisgrassi (uma espécie de Lasagna); a Porchetta, que é originária desta região; Olive Ripiene all'Ascolana; e tantas outras.

Região outrora habitada basicamente por pastores, agricultores e pescadores, teve incrementado um turismo a nível internacional em um grande parque industrial, produzindo, especialmente, papel, vestuário e calçados, tornando-se uma das regiões mais ricas da Itália.

Escolhi um prato bastante "polêmico": "Brodetto Di Pesce". Em português, Peixada. Todas as regiões litorâneas da Itália se orgulham de possuir este típico prato e cada um acha o seu melhor. Exemplo: no Rio é preparado com pirão; já a peixada capixaba é feita na panela de barro; na Bahia, com azeite de dendê e assim sucessivamente. Na Itália têm muito mais variações, especialmente na região Marche, mas a de San Benedetto é a mais fasmosa, talvez pela aplicação de alguns estranhos ingredientes, como por exemplo: tomate verde, vinagre e peixes considerados pobres. Mas ou menos como acontecem com alguns pratos no Brasil. Explicando: como esta especialidade era preparada e consumida por pescadores, abordo de suas traineiras, eles levavam o vinagre para não estragar a água, que por sua vez tornava-se um excelente refresco; o tomate verde, porque ao contrário estragaria com facilidade; o pão, um tipo de rosca bem seca, para colocar no molho; e, enfim, os peixes, em sua maioria de pouco valor, porque, os mais valiosos eram comercializados. Assim como não adiciona-se nenhuma lagosta e são usados poucos camarões para não dar a este prato gosto adocicado. E não adianta enriquecê-lo porque iria descaracterizar o seu típico sabor.

Fiz aqui algumas adaptações para simplificar o seu preparo.



Receita para quatro pessoas

1º Piatto
Brodetto di Pesce alla San Benedettese

Ingredientes
1 garoupa ou badejo (cerca de 2 kg com cabeça) - 1 kg de lula cortada grossa - 1 kg de polvo sem pele (para não colorir) - 8 trilhas inteiras sem víceras nem escamas - 8 sardinhas sem víceras nem escamas - 8 mexilhões frescos - 1/2 kg vôngole fresco - 4 camarões inteiros - 4 scampi (lagostinhas) inteiras - 2 cebolas fatiadas grossas - 1 molho de salsinha picada - 2 pimentões verde cozidos em tiras de mais ou menos 3cm - 4 fatias de pão italiano torrado - 1 dente de alho - pimenta calabresa a gosto - pimenta do reino e sal a gosto - 2 copos de azeite extra virgem - 1 copo de vinagre


Ingredientes - caldo
1 cenoura - 1 cebola - 2 talos de aipo - 1 tomate - 1 molho de salsa - 1 pitada de sal - a cabeça do peixe

Modo de Preparo do caldo
Coloque a cabeça do peixe numa caçarola com 1 litro d'água e deixe cozinhar por ½ hora, coe e o caldo estará pronto.

Modo de Preparo do Brodetto
Usar uma frigideira grande ou uma assadeira, podendo assim utilizar duas bocas do fogão. Os ingredientes deverão ser colocados com comodidade para evitar a fragmentação. Colocar o azeite e a cebola, quando começar a colorir, coloque a lula e o polvo, cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo alto. Em seguida, pôr os pimentões e os pedaços de peixe e deixar cozinhar por 5 minutos. Coloque o vinagre deixando evaporar e, em seguida, coloque os tomates cortados em gomos e metade da salsinha picada. Acomode com cuidado as trilhas, as sardinhas, os camarões, as lagostinhas, os vôngoles e os mexilhões, depois adicione o sal e a pimenta calabresa a gosto. Cuidado porque os mexilhões e os vôngoles tem sal próprio. Coloque o caldo de peixe, cubra com papel laminado e cozinhe no fogo brando por aproximadamente 15 minutos. Servir esfregado com alho e o restante da salsa picada. Este prato tem sabor extraordinário.

Vini
Muitos são os vinhos desta região, em especial os brancos, como o Falerio, vinho de raro sabor, vinho Cotto para sobremesa e tantos outros. Aqui no Brasil encontra-se com facilidade o famoso Verdicchio e o Rosso Piceno..