Liguria - Terra de rara beleza, com o formato de meia-lua, portanto bastante estreita. Esta região se confina com a França e regiões Nórdicas. Suas montanhas contribuem para frear os ventos frios, transformando o clima mais ameno, típico Mediterrâneo.

As terras são raras, íngremes e pedregosas, mas o seu povo de muita garra transformou as encostas em verdadeiros degraus, onde se cultivam vários tipos de flores, tanto assim que este lugar se chama Riviera dei Fiori.

Quem viaja pela auto-estrada pode perceber que toda a costa é um imenso jardim florido o ano inteiro. Talvez um dos lugares mais lindos do mundo! Nestas encostas se cultivam também as mais variadas ervas aromáticas, de intenso sabor, influenciando na cozinha desta região, dando-lhe um aroma peculiar.

Nos bosques, entre nozes, pinhões e vários tipos de funghi, se encontram também os raros tartufi (trufas) e também azeitonas, que se transformam em um azeite ultrafino e levíssimo, largamente usado nas misturas de suas iguarias.

Belíssimo mar, azul e profundo, cheio de peixes, predominando os tipos como atum, olhete, peixe-espada, entre outros. Nas áreas costeiras se encontram grandes viveiros onde estão saborosíssimos mariscos. Praias lindas, pitorescas cidadezinhas, algumas situadas em altos rochedos, outras em belíssimas enseadas. Outrora simples aldeia de pescador, hoje refúgio dos milionários do mundo inteiro, que, com suas embarcações, enriquecem mais ainda seu panorama, como, por exemplo, Portofino.

Gênova é a capital. De seu porto saíram os grandes navegadores para a descoberta das Américas. Desde então, fez-se a ligação da Europa com o resto do mundo.

Gostaria de lembrar que foi aqui que embarcaram nos navios "Conte Biancamano", "Conte Grande" e outros, os primeiros imigrantes do Brasil.

Como primo piatto, escolhi a especialidade mais antiga e famosa desta região, apreciada no mundo inteiro, o molho Pesto, que traduz com fidelidade os sabores desta região.



Receita para quatro pessoas

Piatto Principale
Trenette al Pesto

Ingredientes
500 gr de massa - 4 xícaras de folha de manjericão fresco - 1 xícara de queijo Peccorino ralado - ½ xícara de Pinoli (pinhões italianos), pode ser também com nozes - 2 batatas cortadas em cubos - 4 dentes de alho - 2 xícaras de azeite extra-virgem - sal grosso a gosto - 500 gr de vagem fresca cortada em pedaços de cerca de 2 cm - pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo
Na Liguria, a preparação do molho Pesto, embora aparentemente simples, é considerada um ritual. É necessário um morteiro de mármore e um socador de madeira. Coloca-se as folhas com o sal, para manter sua coloração verde e vai-se socando, adicionando os pinhões e uma parte do queijo, juntamente com o azeite, gradativamente até tornar-se um molho verde-escuro, denso e perfumado. Faltando estes utensílios, e por falta de tempo, poderá ser feito no liquidificador, o que prejudica levemente o sabor. Cozinhar a massa al dente junto com as batatas e a vagem. Escorrer, deixando um pouco de água do cozimento. Juntar com o molho, condimentar com o restante do queijo Pecorino e temperar com pimenta do reino a gosto.

Vini
A Liguria produz pouca quantidade de vinho, porém de altíssima qualidade. Muitos brancos como Pigato Coronato, Mourasca, Val di Magra, mas o conhecido mesmo é o Vermentino. Nos tintos: Brachetto, Barbarossa e o Dolcetto, sendo esse o mais conhecido.