Seis personagens à procura de um autor

Essa é uma das peças mais inovadoras da história do teatro. Nasce de uma cabeça cheia de alucinações.
Em 1921, o Teatro Odescalchi de Roma apresenta Seis Personagens à Procura de um Autor, peça que constitui o marco fundamental da obra dramática de Pirandello. A peça se inicia com um grupo de atores em ensaio, sob a supervisão de um diretor. O trabalho é interrompido pela chegada de seis pessoas que se apresentam como personagens - nascidas da imaginação de um autor que depois se recusou a escrever sua história - e que pedem aos atores que as representem. A ação se desenvolve em diferentes níveis de fabulação: a luta do personagem com o diretor, transformado em autor; a luta entre as várias personagens em desacordo constante sobre o significado ou mesmo sobre os fatos da história que cada uma viveu a seu modo.
As seis personagens deste autor (conhecido por provar que o certo é errado e vice-versa, assim como os sofistas) são um pai, uma mãe, uma enteada, um filho, um rapazinho, uma menina e Madama Pace. Essa peça nasceu num momento em que Pirandello estava cheio de fantasias justamente com os "seis personagens", mas ele se negava a escrever apenas sobre o drama pessoal de cada um.
"Já afligi bastante os meus leitores com centenas e centenas de novelas, por que haveria de afligí-los ainda com a narração dos casos dolorosos desses seis infelizes?". O autor dizia sentir contínua pertubação por estar pressionado pela sua imaginação a dar vida àquela história - "uma vida que não estava mais em meu poder negar a eles; era tão verdadeiro que, embora inssistisse em afastá-los do meu espírito, eles continuavam a viver por conta própria".
A partir dessa busca constante, sendo tentado nos momentos de solidão em seu gabinete, Pirandello resolveu descrever o caso inédito de um autor que se recusa a dar vida à fantasia, deixando as seis personagens agirem por sí. "Vamos deixá-las viver como personagens dramáticas no palco e ver o que acontece". Assim nasceu uma mistura de trágico e cômico, de fantasia e realidade, numa situação humorística nova e complexa.
Porém, para dar vida às personagens, Pirandello sugeria o uso de máscaras. "Devem ser fabricadas e cortadas de modo a deixar livres os olhos, o nariz e a boca, interpretando o sentido profundo da peça. As personagens não deverão aparecer como 'fantasmas', porém como 'realidades criadas', construções imutáveis da fantasia e, por conseguinte, mais reais e consistentes do que a volúvel naturalidade dos atores".


Receita para quatro pessoas

1º Piatto
Peixe ao forno a Don Camillo
(Para se fazer este prato é importante ter os mariscos vivos, pois o líquido retido neles dá um sabor especial ao molho. Caso tenha dificuldade de encontrar mariscos vivos, use camarões, lagostas em pedaços, cavaquinha ou lagostins acrescentando caldo de peixe).

Ingredientes para o molho
1 peixe de 1 ½ kg (Pargo, Robalo, Badejo, Garoupa ou Anchova) - 2 Mexilhões - 2 Coquilles - 2 Lambrettas - 2 tomates cortados ao meio - 2 batatas pré assadas cortadas em gomos - 2 ramos de alecrim - 1 molho de salsa - 1 colher de alcaparras - ½ xícara de azeite extra-virgem - 1 copo de vinho branco seco - 4 dentes de alho fatiados - Sal e pimenta à gosto.

Modo de Preparo
Numa assadeira coloque o peixe com todos os ingredientes bem alinhados, sendo que uma pequena parte do tempero (alho, alecrim e salsa) deve ser colocada dentro do peixe e o restante em cima dele, das batatas e dos tomates. Por último, coloque o azeite e o vinho branco. Assar ao forno bem quente por aproximadamente 20 minutos.
Num teste para conferir se está pronto, coloque a faca no peixe e se soltar das espinhas estará no ponto para ser servido.