Seis personagens à procura de um autor
Essa é uma das peças
mais inovadoras da história do teatro. Nasce de uma cabeça
cheia de alucinações.
Em 1921, o Teatro Odescalchi de Roma apresenta Seis Personagens à
Procura de um Autor, peça que constitui o marco fundamental
da obra dramática de Pirandello. A peça se inicia com
um grupo de atores em ensaio, sob a supervisão de um diretor.
O trabalho é interrompido pela chegada de seis pessoas que
se apresentam como personagens - nascidas da imaginação
de um autor que depois se recusou a escrever sua história -
e que pedem aos atores que as representem. A ação se
desenvolve em diferentes níveis de fabulação:
a luta do personagem com o diretor, transformado em autor; a luta
entre as várias personagens em desacordo constante sobre o
significado ou mesmo sobre os fatos da história que cada uma
viveu a seu modo.
As seis personagens deste autor (conhecido por provar que o certo
é errado e vice-versa, assim como os sofistas) são um
pai, uma mãe, uma enteada, um filho, um rapazinho, uma menina
e Madama Pace. Essa peça nasceu num momento em que Pirandello
estava cheio de fantasias justamente com os "seis personagens",
mas ele se negava a escrever apenas sobre o drama pessoal de cada
um.
"Já afligi bastante os meus leitores com centenas e centenas
de novelas, por que haveria de afligí-los ainda com a narração
dos casos dolorosos desses seis infelizes?". O autor dizia sentir
contínua pertubação por estar pressionado pela
sua imaginação a dar vida àquela história
- "uma vida que não estava mais em meu poder negar a eles;
era tão verdadeiro que, embora inssistisse em afastá-los
do meu espírito, eles continuavam a viver por conta própria".
A partir dessa busca constante, sendo tentado nos momentos de solidão
em seu gabinete, Pirandello resolveu descrever o caso inédito
de um autor que se recusa a dar vida à fantasia, deixando as
seis personagens agirem por sí. "Vamos deixá-las
viver como personagens dramáticas no palco e ver o que acontece".
Assim nasceu uma mistura de trágico e cômico, de fantasia
e realidade, numa situação humorística nova e
complexa.
Porém, para dar vida às personagens, Pirandello sugeria
o uso de máscaras. "Devem ser fabricadas e cortadas de
modo a deixar livres os olhos, o nariz e a boca, interpretando o sentido
profundo da peça. As personagens não deverão
aparecer como 'fantasmas', porém como 'realidades criadas',
construções imutáveis da fantasia e, por conseguinte,
mais reais e consistentes do que a volúvel naturalidade dos
atores".
Receita
para quatro pessoas
1º Piatto
Peixe
ao forno a Don Camillo
(Para se fazer este prato é importante
ter os mariscos vivos, pois o líquido retido neles dá
um sabor especial ao molho. Caso tenha dificuldade de encontrar mariscos
vivos, use camarões, lagostas em pedaços, cavaquinha
ou lagostins acrescentando caldo de peixe).
Ingredientes para
o molho
1 peixe de 1 ½ kg (Pargo, Robalo, Badejo, Garoupa ou
Anchova) - 2 Mexilhões - 2 Coquilles - 2 Lambrettas - 2 tomates
cortados ao meio - 2 batatas pré assadas cortadas em gomos
- 2 ramos de alecrim - 1 molho de salsa - 1 colher de alcaparras
- ½ xícara de azeite extra-virgem - 1 copo de vinho
branco seco - 4 dentes de alho fatiados - Sal e pimenta à
gosto.
Modo de Preparo
Numa assadeira coloque o peixe com todos os ingredientes bem
alinhados, sendo que uma pequena parte do tempero (alho, alecrim
e salsa) deve ser colocada dentro do peixe e o restante em cima
dele, das batatas e dos tomates. Por último, coloque o azeite
e o vinho branco. Assar ao forno bem quente por aproximadamente
20 minutos.
Num teste para conferir se está pronto, coloque a faca no
peixe e se soltar das espinhas estará no ponto para ser servido.