Veneto - Queridos amigos, esta região está situada no extremo norte do mar Adriático. Muito privilegiada por sua natureza de mares riquíssimos, onde a prática da pesca é desenvolvida e se extraem saborosíssimos peixes e crustáceos. Há muitos anos estive lá e até hoje não esqueço o sabor de um scampi frito que comi num restaurante de uma pequena ilha perto de Veneza.

Antes de subir as colinas encontram-se lagunas com modernas fazendas aquáticas onde se criam os mais variados tipos de peixes de águas doces e salgadas. Muitos são os rios que ajudam a irrigar os ricos vales onde se cultivam todos os tipos de frutas e verduras, como por exemplo o famoso radicchio rosso de Treviso, conhecido no mundo inteiro, que já se cultiva também aqui no Brasil (região serrana do Rio e São Paulo).

Já na parte do Lago de Garda, onde suas bordas são protegidas por altas montanhas, não deixando infiltrar ventos frios, nota-se, nesta área do extremo Norte da Itália, um clima com uma temperatura e paisagem tipicamente mediterrânea, chegando a crescerem belíssimos e perfumados limões amarelos e azeitonas que produzem um delicado extra-virgem. Nos bosques se recolhem funghi de várias espécies e raro sabor.

A variada produção de carne faz parte das melhores e maiores da Europa.

É realmente uma belíssima terra, com povo de origem e cultura muito fortes, habitada desde então por gente laboriosa e empreendedora.
Veneza, sua capital, foi construída sob vigas de madeira para se defender dos ataques barbáries de todos os tipos de raças. Foram construídas casas, monumentos e igrejas cada vez mais mar adentro, chegando a ser além de uma das mais belas cidades do mundo, uma grande potência e um ponto importante na história da humanidade, que com seus aventureiros e navegadores, encabeçados por Marco Polo, desvendaram a cultura e todo o mistério do oriente unindo o mundo ocidental. Ele que trouxe da China o macarrão. Imagina você como isto tem importância para a Itália e para o resto do mundo!
Da região Veneto vieram muitos imigrantes para o Brasil que se instalaram no Rio Grande do Sul, levando sua cultura e hábitos culinários e produção da uva e do vinho. É muito comum no Sul encontrar brasileiros de todas as idades que falam um perfeito dialeto Vêneto, isto pra quem vem de fora, é realmente incrível!
Várias especialidades desta região ficaram conhecidas em muitos lugares, eu escolhi Sardelli in Saor e Figado de Vitela alla Veneziana.

Receita para quatro pessoas

1º Piatto
Sardelli in Saor
(Sardinhas, poderá ser feito com trilha, manjuba, etc.)

Ingredientes
u 1 kg de peixe u ½ kg de cebola cortadas em fatias u óleo para fritura u farinha branca u 2 copos de vinagre u 2 colheres de uva passa u 2 colheres de pinhões u 1 colher de pimenta em grão preta u sal a gosto.

Modo de Preparo
Enfarinhar os peixes e fritar com muito cuidado para que fique macio e não crocante. Colocar os peixes fritos numa travessa. Numa frigideira dourar a cebola, colocar a uva passa, os pinhões, sal, a pimenta e o vinagre. Deixar ferver por 5 min. Colocar este molho quente em cima do peixe frito. Servir após no mínimo dois dias como antipasto com belas fatias de pão umedecido com azeite extra-virgem.


2º Piatto
Figado alla Veneziana

Ingredientes
- 800 gr de fígado de vitela cortado em tiras - 4 cebolas cortadas em fatias - 1 xícara de azeite extra-virgem - 1 copo de vinho branco seco - 2 folhas de louro fresco - 1 molho de salsa picada grossa - sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
Numa frigideira colocar o azeite, a cebola, o louro e metade da salsa. Deixar colorir a cebola e colocar o fígado e, quando estiver corado, condimentar com sal e pimenta, colocar o vinho branco e deixar amalguemar tudo por uns 2 min. temperar com o restante da salsa picada. Servir com puré de batatas ou arroz branco.

Vini
Temos uma grande quantidade de vinhos desta região conhecidos aqui no Brasil. Nos tintos: Bardolino, Valpolicella, os produzidos de uva Merlot, Pinot Nero, chegando ao prestigiadíssimo Amarone. Nos brancos: Soave, os produzidos com uva Pinot Bianco, Pinot Grigio, Chardonnay e agora muito em moda no Brasil o Prosecco di Valdobiadene.