Um dia tudo isso vai mudar

Distribuir a renda, interromper o processo de desnacionalização,interromper o pagamento da dívida externa,equacionar a taxa de juros no Brasil ao mercado internacional. Essas são algumas das propostas do Movimento dos Sem-Terra (MST) para se chegar a um modelo que distribua territorialmente a população e garanta qualidade de vida.

Esta entrevista com o ítalo-brasileiro João Pedro Stédile, um dos mentores da organização que é considerada internacionalmente um fenômeno inédito na história das lutas populares, revela uma nova via para este que é um dos países com mais recursos e maires desigualdades da atualidade.
Stédile, que representa 20 milhões de brasileiros participantes do MST, defende que o governo beneficia somente 15% da população, enquanto os outros 150 milhões de cidadãos não estão inseridos no modelo econômico atual. Todos esses teriam interesse numa mudança, mas estão desorganizados para manifestar de maneira contundente contra a política imposta. "Se os pobres da cidade resolvessem se mobilizar, aí sim o governo veria o que é o povo na rua".
Mesmo ameaçado por parte da mídia comprometida com o poder, que insiste em gerar um consenso nacional contra o movimento, o MST vem se destacando, conquistando mais adeptos e adquirindo o apoio de ONGs de diversos países. Da Itália, recebem apoio não só de organizações não governamentais, mas também da mídia e dos setores mais progressistas.
Stédile nos fala da importância da imigração para a construção de uma consciência de trabalho, da sua formação (afirmando ter recebido coisas boas e ruins da cultura italiana), mostra otimismo e comenta a vitória da direita na Itália e a possível vitória da esquerda no Brasil.
Pietro Petraglia



Comunità Italiana - A grande presença italiana no sul do país contribuiu para que o MST surgisse nesta região?

João Pedro Stédile - Certamente contribuiu, por dois motivos básicos: primeiro porque entre os migrantes existe um apego muito grande para o trabalho na terra, não abandonar o meio rural. E o segundo foi a influência da igreja católica e da possibilidade de muitos filhos de migrantes, como eu, poderem estudar. Então essa influência ajudou a que os filhos de migrantes, hoje sem terra, tivessem também alguma escolaridade.

Comunità - Que organizações e ONGs italianas colaboram e são parceiras do MST?

Stédile - Na Itália nós temos ótimas relações com algumas ONGs, como a Fratelli dei Uomi, com a Manitese, e sobretudo muitos amigos nossos, de forma individual, têm organizado comitês de apoio ao MST. Também temos recebido muito apoio de jornais e revistas progressistas que divulgam nossa luta na Itália.

Comunità - No começo do século, milhares de italianos vieram para o Brasil em busca de terras, fugindo da miséria. A sua família também passou por isso? Conte-nos um pouco a respeito da imigração dos seus antepassados.

Stédile - Como todos sabem, no final do século 19, o governo brasileiro estimulou a migraçao de camponeses pobres da Europa para substituir o trabalho escravo. Havia a lei de terras nº. 601, de 1850, que praticamente proibia os ex-escravos, por tanto a população negra, de ter acesso à terra. Então eles passaram a vender terras para imigrantes. Os meus antepassados chegaram ao Brasil, pelo que pude pesquisar e saber, em 1897, e receberam um lote de terras de 25 hectares, no então município de Antonio Prado, no Rio Grande do Sul. Eles vieram de Terragnolo, na época ainda império Austro-hungaro, pois essa localidade fica na fronteira com a Áustria e hoje pertence ao Trento. Evidentemente que vieram para não morrer de fome na Europa e enfrentaram toda a saga de sacrifícios e dificuldades que todas as 600 mil famílias de imigrantes europeus sofreram também depois aqui no Brasil.

Comunità - Você estudou na Itália? Como sua formação de economista foi influenciada por pensadores italianos como Gramsci e outros?

Stédile - Eu nunca estudei na Itália. Só estive na Itália há dois anos, a convite de uma ONG e da prefeitura de Terragnolo, que descobriu que eu era uma figura pública e então me convidou a conhecer o povoado de onde saíram todos os Stedile. E lá pude encontrar, cem anos depois, o que seriam meus primos italianos. Muitos deles ainda são camponeses lá, em Terragnolo. A possibilidade que tive de estudar, é pelo que me referi antes, da influência da igreja católica e também do governo popular do Leonel Brizola, que construiu muitas escolas no meio rural gaúcho. Assim, pude estudar. Aí estudei com os capuchinhos num internato, o Ginásio, e peguei o gosto pelo estudo. Fiz o secundário ainda morando no interior. E com amor ao estudo migrei para Porto Alegre, onde trabalhava de dia e de noite estudava na OPUC. Daí entrei na Secretaria da Agricultura, pois era a minha vocação, a agricultura, e mantive os vínculos com os trabalhadores rurais. Trabalhei no sindicato dos trabalhadores rurais de Bento Gonçalves para ajudar os agricultores (todos de origem italiana) a calcular o custo da produção da uva, e lutar por um preço melhor. Depois me envolvi com os sem-terra, e cá estou até hoje.

Comunità - Os Stedile que permaneceram na Itália estão ligados à produção rural?

Stédile - Quando estive em Terragnolo, os Stedile de lá me mostraram a árvore genealógica. Eles têm desde muitos anos atrás. O padre também me presenteou com atas da Paróquia em que aparecem assembléias de camponeses realizadas, ainda em 1700 e poucos, aonde apareciam na lista, como sócios da paróquia, famílias Stedile. E parte deles ainda se dedica à agricultura, embora lá nas montanhas alpinas as condições sejam bem piores do que aqui no Brasil, mas eles têm maçã, uva, cultivam batatas, têm gado de leite...

Comunità - Que valores da cultura italiana foram importantes na sua formação? Você fala italiano ou algum dialeto? Preserva hábitos italianos no dia a dia?

Stédile - Uma das minhas avós é vêneta (Agustini). As mães é que ensinam o idioma. Falo um dialeto vêneto. Lá em Terragnolo eles falam outro dialeto, que meu avô falava, mas a influência maior foi do vêneto. Da cultura italiana, sempre tem os lados bons e ruins. Dos bons acho que é a vontade de trabalhar, o espírito de sacrifício, o hábito de tomar vinho, a música, as risadas espalhafatosas, a abertura para se misturar com outras culturas. Entre os imigrantes do sul, pelo que conheço os italianos, são os que mais se misturam. (Eu mesmo casei com uma italiana e agora meus filhos têm também sangue idnio, afro, árabe). O lado ruim, as bestemas, o individualismo, um espírito de poupança doentio e o catolicismo meio hipócrita.

Comunità - Qual a influência das experiências dos colonos italianos como a colônia Cecília, fundada por imigrantes anarquistas na luta pela terra no país?

Stédile - Nenhuma, a maioria dos imigrantes e seus descendentes não teve conhecimento dessa colônia. Os próprios colonos da Colônia Cecília eram de origem urbana. Tinham uma elevada consciência social, mas era uma minoria que não significava a média dos imigrantes.

Comunità - A Itália é famosa pelo cooperativismo entre os pequenos e médios produtores que negociam em conjunto seus produtos. O cooperativismo no MST vem alcançando resultados satisfatórios?

Stédile - O cooperativismo no MST é nossa principal política para organizar a produção nos assentamentos. Nossa política é de estimular que haja mútua ajuda entre os agricultores. Agora o nível de organização e de mútua ajuda depende da consciência dos seus sócios e das condições de capital. Por isso há muitas formas de cooperação. E, entre elas, já temos em torno de 300 tipos de associativismo e umas 80 cooperativas formadas nos assentamentos. Embora os resultados sejam bem diferentes de uma experiência para outra, mas estamos convencidos que é o único caminho de solução para organizar a produção entre os camponeses pobres. Não há outro caminho!

Comunità - Para muitos foram as pequenas associações de produtores que possibilitaram a recuperação econômica italiana após a Segunda Guerra. Este modelo é viável para a agricultura brasileira onde há grande concentração de terras e de renda?

Stédile - A recuperação econômica da Itália, pelo que estudei e li, se deveu ao espírito de trabalho, e ao fato de não serem explorados por ninguém. A Itália nunca teve que mandar dinheiro para fora, como nós do Brasil estamos fazendo desde 1500. Nós somos exportadores de riquezas. Até para Veneza. E também porque lá se construiu uma sociedade mais democrática e mais descentralizada. Há mais distribuição de riqueza e de renda. O dia que houver no Brasil uma política de distribuição de riqueza e de renda, esse país será muito superior inclusive do que Itália, em termos econômicos. Por isso lutamos tanto, pela reforma agrária, pois é a principal forma de distribuir a riqueza da terra. E por isso todos os países que hoje são ricos, do hemisfério norte, fizeram a reforma agrária.

Comunità - Com vinte anos completos, quais foram as conquistas e quais são os próximos desafios do MST? O governo realmente deu mais espaço para o MST como ele diz?

Stédile - São ainda muitos desafios e muitas conquistas. Difícil de resumir em poucas linhas. Nós estamos enfrentando um modelo econômico excludente, que só produz cada vez mais pobres. Temos um governo mentiroso e totalmente subordinado aos interesses do capital internacional. Nosso maior desafio é juntar forças com outros movimentos sociais do campo e da cidade para mudar o modelo econômico. E um dia fazer uma grande reforma agrária, que vai manter a riqueza no meio rural, vai fixar o homem no campo e estancar o êxodo rural. E construirmos uma sociedade onde cada um e todos os brasileiros juntos possam ter terra para trabalhar, casa digna para morar, trabalho o ano inteiro, comida na mesa e escola para os filhos. Parece tão pouco, mas nem isso as elites brasileiras aceitam repartir com a população brasileira, e por isso 59%, segundo a FGV continuam em condições de pobreza e de miséria. Mas um dia vai mudar...

Comunità - Como você define o panorama político no Brasil e quais as suas perspectivas para as eleições de 2002?

Stédile - O maior deságio do Brasil, como disse antes, é organizarmos um grande debate na sociedade brasileira para discutir um novo modelo econômico para o país. Um modelo que recupere a soberania nacional, que impeça o envio de recursos para o exterior, que controle os bancos, que são a principal forma de explorar a população, e que garanta a todos os brasileiros direitos e oportunidades iguais. E isso não se faz apenas com eleições, como já dizia Simon Bolivar, em 1821, o povo latino não se alimenta de cédulas de votação. Nós precisamos de um movimento social, de conscientização e de luta por mudanças sociais.

Comunità - Recentemente você declarou que a vitória de Lula não significaria o fim das reivindicações do MST. Como ficaria a relação do MST em um governo de esquerda? O que o MST tem a propor para a esquerda no governo?

Stédile - Ao contrário. Se houver um governo de esquerda, popular, que esperamos, as reivindicações do povo e dos camponeses irão aumentar. Aí é que vão se manifestar com mais força, por que a correlação de forças será diferente e o povo se sentirá motivado a se organizar e a lutar por seus direitos, há tantos anos negados. Nós, num governo Lula ou de outros de esquerda, seguiremos com mais ânimo a organizar os pobres, para que lutem por seus direitos. As mudanças sociais na história da humanidade, na Itália, na China e aqui no Brasil, somente aconteceram quando houve mobilização do povo. Por isso essa deve ser nossa preocupação permanente, independente dos governos.

Comunità - Que análise pode ser feita da vitória de Berlusconi na Itália, país com um histórico socialista?

Stédile - Minha modesta opinião, pelo que acompanho de longe, foi o resultado de dois fatores: por um lado a decepção da população italiana com os setores de esquerda, que traíram os princípios e os valores socialistas e que, quando estavam no governo, aplicaram também receituários neoliberais. No fundo, a população não viu muita diferença entre D'Alema (ex-primeiro ministro da coligação de esquerda) e outros. E o segundo fator, a existência de uma classe dominante italiana conservadora, endinheirada, racista, que quer manter seus previlégios a qualquer custo. Mas parece que, no geral, a maioria da população na verdade está decepcionada com os partidos políticos e com a política institucional. E, certamente, no futuro haverá outros movimentos sociais e políticos que impulsionarão novas mudanças... Assim é a historia da dialética. Assim, como agora estão acontecendo tantas mobilizações em Genova, embora os partidos estejam um pouco ausentes, pelos maiores.